Aula Atividade
Disciplina: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO
INFANTIL
Prof.(a):
Edilaine Vagula
Aula:
2 - O USO DO PORTFÓLIO COMO TÉCNICA AVALIATIVA,
PLANEJAMENTO DE ENSINO E ROTINA
Semestre: 4º
Aula Atividade
Objetivo da atividade
Refletir sobre a formação de professores no contexto da educação infantil.
Orientações:
Caro aluno:
Nessa aula atividade vocês devem formar quatro grupos. Primeiramente, farão a leitura do texto que se encontra abaixo. Em seguida, após o tutor distribuir as perguntas elaboradas pela autora do texto, as quais deixei em vermelho e negrito, farão a discussão em grupo. Para finalizar faremos um debate envolvendo toda a sala. O tutor deverá ser o mediador.
Prezado aluno
Encaminhe as dúvidas e contribuições pelo chat.
Tenham um ótimo trabalho!
Profa. Edilaine Vagula
PRESTES, ZOIA. Professor da Creche e da Pré-escola: um profissional com formação e compromisso. Disponível em:
. Acesso em: 20 fevereiro
2014
UNOPAR VIRTUAL
Pedagogia
O título desse artigo não foi escolhido por acaso. A intenção é de chamar a atenção para a importância da formação e do compromisso que o profissional da
Educação Infantil deve ter ao assumir a responsabilidade de desenvolver ações numa instituição que educa e cuida dos nossos pequenos cidadãos.
Temos, atualmente, uma legislação bastante avançada no que diz respeito aos direitos das crianças brasileiras. O primeiro documento oficial a proclamar o direito da criança à creche e à pré-escola foi a Constituição Federal de 1988 (Art.
227), é com esse marco legal que o Brasil inaugura o direito das crianças brasileiras à educação infantil: as creches e pré-escolas deixam de ser apenas um direito das mães que trabalham fora e passam a representar um direito das crianças. É assim que é dado o primeiro passo em defesa dos mais pequenos em nosso país.
Esse direito é confirmado pela legislação posterior: no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de