Do conhecimento quanto à origem
DO CONHECIMENTO QUANTO À ORIGEM
Direito 1° período- Matutino
Acadêmicos:
Adriane
Cremilda
Diego
Karina S.
Rayanne
Roberta
Ygor
DO CONHECIMENTO QUANTO À ORIGEM
EMPIRISMO E DIREITO
Empirismo é a corrente de pensamento que sustenta que a experiência sensorial é a origem única ou fundamental do conhecimento. Ou seja, empirismo são experiências que formam ideias.
E qual a ligação do empirismo no Direito?
Bom, o empirismo dentro do Direito se chama EMPIRISMO JURÍDICO. Significa que o Direito é sustentado na experiência, que o Direito nasce dos fatos- Ex factor oritur jus.
Na Roma se diz que o Direito é consequência dos fatos. Ex facto oritur ius que quer dizer Do fato se origina o Direito.
Como disse Miguel Reale em seu livro Filosofia do Direito: O Direito é um fato que se liga a outros fatos através de nexos de causalidade.
RACIONALISMO
É uma absoluta confiança na razão humana. Os racionalistas dizem que o conhecimento tem a sua origem na razão pura. Afirmam também que a razão é a única fonte de conhecimento verdadeiro. Para Descartes e Espinosa é um racíocinio geomético.
Para o alemão Gottfried o racionalismo é dividido por duas partes, As verdades de razão e as verdades de fato. Verdades de razão é absoluta, pois está no entendimento de Deus. Não existe oposto
Ex: Leis da matemática,as regras de justiça e bondade.
Já as verdades de fato diferente de razão existe oposto, elas podem até não existirem porém existem um motivo prático para existirem.
Descartes também expôs suas ideias sobre o racionalismo. Elas são divididas em três partes, que são elas:
- Adventícias: que provem dos sentidos. Vem da expericência.
- Factícias: que provem dos sentidos juntamente com combinações de imagens, essa combinação surge a partir da nossa memória e são imagens que nunca vimos.
- Inatas: Ideias que nascem conosco, ou seja desde quando nós fomos criados elas existem dentro de nós. São