Gestão da informação
GESTIÓN DE INFORMACIÓN Y DEL CONOCIMIENTO: ORIGEN, POLÉMICAS Y PERSPECTIVAS
Ricardo Rodrigues Barbosa - ricardobarbosa@ufmg.br
Pós-doutor pela Faculty of Information Studies da University of Toronto. Doutor em Administração pela Columbia University. Professor titular da Escola de Ciência da Informação da UFMG.
Resumo O artigo apresenta e discute os conceitos e a importância da informação e do conhecimento no contexto empresarial. Compara a gestão da informação e a gestão do conhecimento, e os aspectos relacionados com a origem e a evolução destas disciplinas. Evidencia o uso da tecnologia da informação e seu valor para a gestão da informação e do conhecimento. Aborda os meandros de sustentação e os preceitos da gestão do conhecimento e ressalta que mais do que um modismo ela é uma temática que está se consolidando em pesquisas e publicações científicas. Conclui que a informação e o conhecimento são fenômenos indissociáveis e complementares da vida organizacional, e que as inovações tecnológicas das áreas de computação e de telecomunicações contribuem para o compartilhamento de informação e conhecimento nas organizações. Palavras-chave Gestão da informação; Gestão do conhecimento; Tecnologias de informação; Conhecimento organizacional.
____________________________________
Inf.Inf., Londrina, v. 13, n. esp., p.1-25, 2008.
Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas
Ricardo Rodrigues Barbosa
1 INTRODUÇÃO As expressões gestão da informação (GI) e gestão do conhecimento (GC) constituem dois componentes de uma constelação de termos relacionados. Dentre esses, destacam-se documentação, gerência de recursos informacionais, organização do conhecimento, biblioteconomia, organização aprendente, gestão de documentos, organização da informação, arquivologia, ciência da informação, conhecimento tácito, conhecimento explícito, representação do