TRABALHO DE BIOLOGIA
ALUNA: LETÍCIA DE SOUZA KOCH
TURMA: 37
BIOLOGIA - GENÉTICA
ALELOS DOMINANTES E RECESSIVOS
Itajaí, 02 de Abril de 2014
Introdução
As características dominantes ou recessivas se manifestam no ser humano, de acordo com sua genética e conseguimos descobrir a cor de seus olhos, cabelos, tom da pele (genótipo) segundo o cruzamento de seus genes dominantes – AA ou Aa ou recessivos – aa, de acordo com as características heterozigóticas herdadas dos cromossomos de seus antecessores (fenótipos).
Alelos dominantes: Genes que se manifestam tanto em homozigose, quanto em heterozigose – AA ou Aa.
Alelos recessivos: Genes que se manifestam quanto estão em homozigose – aa.
Conteúdo
Características de alelos dominantes
Sardas: As sardas ou efélides são pequenas máculas pigmentadas na pele que ocorre principalmente nas pessoas de pele clara, de cabelos vermelhos ou loiros. Elas surgem principalmente na face, mas também podem aparecer nos braços e costas.
Polidactilia: (do grego, polys = muitos; daktylus = dedos) é uma anomalia genética causada pela manifestação de um alelo autossômico dominante com penetrância incompleta, consistindo na alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos (quirodáctilos) ou dos pés (pododáctilos). Geralmente caracterizado pela presença de um dedo extranumerário próximo ao quinto dedo, seja no membro inferior ou superior.
Características alelos recessivos
Albinismo: O albinismo (do termo em latim albus, "branco"); é um distúrbio congênito caracterizado pela ausência completa ou parcial de pigmento na pele, cabelos e olhos, devido à ausência ou defeito de uma enzima envolvida na produção de melanina. O albinismo resulta de uma herança de alelos de gene recessivo e é conhecido por afetar todo o reino animal.
Fenilcetonúria: É um defeito do metabolismo (EIM), de herança autossômica recessiva, que leva ao acúmulo de um