química
EXPERIMENTO: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO ACÉTICO NO VINAGRE (%)
Procedimento
- Medir uma alíquota de 10 mL da amostra em um balão volumétrico de 100 mL, completar até a marca com água destilada e homogeneizar;
- Medir uma alíquota de 10 mL com pipeta volumétrica e transferir para um erlenmeyer;
- Adicionar 2 gotas de fenolftaleína;
- Titular com solução padrão de NaOH 0,1M até a primeira tonalidade rósea, persistente por 30 segundos;
- Anotar o volume gasto e calcular o teor (%) de ácido acético (MM=60,05) na amostra.
Reagentes
- Titulante: NaOH 0,098M (previamente padronizada)
- Indicador: Fenolftaleína
Descrição prática
O objetivo deste relatório consistia em determinar a concentração existente numa solução por meio de uma titulação. Então se pipetou 10 mL de vinagre comercial e colocou-se no balão volumétrico de 100mL completando com água destilada até atingir o risco indicador e homogeneizou a solução. Com o auxilio da pipeta volumétrica, pipetou-se 10 mL da solução vinagre + água e transferiu-se para um erlenmeyer. Logo após, foram adicionadas 2 gotas de fenolftaleína no erlenmeyer, e se misturou para nova homogeneização (operação repetida 3 vezes).
Ambientou-se a bureta 1 vezes com NaOH 0,098 mol/l completou-a com NaOH, verificou se não houve formação de bolhas, depois acertou-se o menisco (operação repetida 3 vezes).
Foi-se acrescentando aos poucos gotejando o NaOH da bureta no primeiro erlenmeyer até que a solução que estava sendo agitada manualmente, atingisse a coloração rosa claro indicando o ponto de viragem, ou seja, onde a solução ácido e base se neutralizasse. Quando alcançou o volume de 7,8mL gastos a solução ficou rosa,indicando o momento de parar o gotejamento e anotar o resultado.
Completou-se novamente a bureta com NaOH e foi pego o segundo erlenmeyer, sendo acrescentando NaOH aos poucos, até novamente adquirir a cor rosa, atingida no volume de 7,9 mL (a solução ficou rosa um