trabalho de biologia
estudos indicam que a bacia formou-se a partir de um enorme golfo que tinha sua entrada pelo Oceano Pacífico; com a formação da Cordilheira dos Andes, o golfo se fechou a oeste, originando um imenso lago na parte norte da América do Sul. No momento em que ocorreu a separação do supercontinente América-África, uma abertura no lado leste surgiu, dando origem à atual configuração da bacia. Devido à sua origem lacustre, o rio Amazonas apresenta uma leve inclinação ao longo de seu caminho, de aproximadamente 100 metros. É também um típico rio de planície, navegável, bem como vários dos rios componentes de sua bacia. Tal fato mostra-se importante, pois, numa região onde estradas e outros meios de comunicação não encontram um desenvolvimento à altura, como por exemplo, da região sudeste do Brasil, é através da bacia amazônica que muito da comunicação de seus habitantes é feita, sendo importante não só como meio de sobrevivência de inúmeras comunidades ribeirinhas, mas também como meio de transporte, uma verdadeira “estrada natural”.
Bacia Tocantins-Rio Araguaia
A Bacia do rio Araguaia consiste no conjunto de todos os recursos hídricos convergindo para a área banhada pelo rio Araguaia e seus afluentes. Esta é uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro. É muito frequente a classificação deste rio e do Tocantins como uma unidade denominada bacia Tocantins/Araguaia.
O conjunto localiza-se a nordeste do estado de Goiás e conecta-se a 49 municípios. A nascente do principal rio da bacia localiza-se na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas, na divisa entre os estados de Mato Grosso e Goiás, desaguando no rio Tocantins.
Bacia Platina
A Bacia Platina está entre as maiores do mundo, com cerca de 3,1 milhões de quilômetros quadrados de superfície, quase metade em território brasileiro (1,4 milhão de quilômetros quadrados). Está situada na região mais habitada e de maior desenvolvimento econômico. Produz a maior parte