Trabalho de biologia - reinos
Importância econômica e ecológica do reino Monera
Importância ecológica
O reino monera é o reino das bactérias (lembrando que existem as patôgenas) e elas possuem uma enorme importância ecológica dentre muitas ressalto: algumas contribuem na produção de oxigênio, participam da decomposição de matéria orgânica, o que super. Necessário para a vida na terra. Existem milhões de espécies de bactérias e sabemos que algumas delas causam danos a nossa saúde.
Importância econômica
Além da importância ecológica das algas, elas apresentam grande participação em atividades industriais e econômicas para o homem. São utilizadas como matéria-prima para a produção de espessastes (a partir das Feofícias, produz-se a algina, utilizado na indústria alimentar e de cosméticos); na produção de medicamentos e indústria farmacêutica, para produção de meio-de-cultura de fungos e bactérias (a partir das algas Rodofíceas, obtemos o Ágar); na indústria de tintas e filtros (a partir das Crisofíceas Diatomíceas, que produzem um esqueleto silicioso).
Classificações existentes
Existem espécies heterótrofas e espécies autótrofas. Dentre as primeiras, destacam-se as parasitas, as decompositoras de matéria orgânica e as que obtêm matéria orgânica de outros seres vivos, com os quais se associam sem prejudicá-los. Dentre as autótrofas, existem espécies que produzem matéria orgânica por fotossíntese e outras que produzem por quimiossíntese.
As bactérias Heterótrofas
As bactérias parasitas são as que, por meio de inúmeros mecanismos, agridem outros seres vivos para a obtenção de alimento orgânico e causam inúmeras doenças. As decompositoras (frequentemente denominadas sapróvoras, saprofíticas ou saprofágicas) obtêm o alimento orgânico recorrendo à decomposição da matéria orgânica morta e são importântes na reciclagem dos nutrientes minerais na biosfera.
Bactérias Autótrofas
Nas bactérias que realizam fotossíntese, a captação da energia solar fica a cargo de uma