Trabalho De Biologia Reino Plantae
O Reino Plantae reúne organismos eucariontes fotossínteses, pluricelulares com diferenciação de tecidos. São as plantas que no mundo dos seres vivos, desempenham um papel fundamental, pois constituem a fonte de alimentação, direta ou indireta, de praticamente todos os animais terrestres. A maior parte das plantas é terrestre e para a maioria a conquista da terra firme depende da evolução de raízes com tecidos condutores especializados que fornecem água para as partes áreas. As plantas sem tecido condutor são de pequeno porte e a movimentação da água se faz por difusão de célula para célula.
Características do Reino
Os organismos do Reino Plantae são multicelulares, com células eucarióticas. São autossuficientes, ou seja, produzem o próprio alimento através da fotossíntese, sendo assim chamados de autótrofos. Todas as células vegetais possuem celulose em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos em seu interior.
Classificação das plantas
As plantas são divididas em plantas avasculares e vasculares. As plantas avasculares são aquelas que não possuem vasos condutores de seiva – que funcionam como os vasos sanguíneos no corpo humano, levando substâncias úteis e aquelas que não serão mais usadas – e as plantas vasculares são aquelas que possuem vasos condutores de seiva.
No Reino Plantae, as plantas são classificadas em briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
As briófitas são plantas avasculares, facilmente encontradas na natureza. São conhecidas como musgos e não ultrapassam dois centímetros de altura. Para que essas plantas consigam se reproduzir, elas precisam de água, por esse motivo são encontradas somente em locais úmidos.
O corpo das briófitas é formado basicamente de três partes ou estruturas:
Rizoides: filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente;
Cauloide: pequenas hastes de onde partem os filoides;
Filoides: estruturas