biologia
Briófitas são plantas pequenas, com alguns poucos centímetros de altura, que vivem em locais úmidos e sombreados. são plantas não vasculares. Algumas espécies de briófitas são aquáticas e outras são capazes de sobreviver em regiões ardias e secas.
Reprodução A forma assexuada produz esporas, que são espalhadas através do vento e por outros meios. Os órgãos sexuais das briófitas são multicelulares. As briófitas se dividem em três grupos: Hepatopsida ou Marchantiopsida (hepáticas), Bryopsida (musgos) e Anthocerotopsida (antocerotas).
Pteridófitas possuem vasos condutores de seiva, não apresentam semente, podem viver sobre o tronco de árvores e arbustos (epífitas), ou mesmo em ambientes aquáticos, Pteridófitas possuem rizoma: tipo de caule semelhante a uma raiz, subterrâneo ou localizado bem próximo ao solo. As pteridófitas dependem da água para a fecundação Além da reprodução sexuada, alguns representantes deste grupo reproduzem-se assexuadamente, por brotamento.
Gimnospermas são plantas terrestres e vasculares que vivem em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequoias e os ciprestes. Possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos. Há produção de sementes: elas se originam nos estróbilos femininos. No entanto, não produzem frutos Fecundação ocorre sem a necessidade de água para o deslocamento do gameta masculino. Podem ser árvores ou arbustos.
Angiospermas são plantas que possuem sementes protegidas por frutos. Estas plantas também apresentam flores. As flores possuem cores vivas, néctar e cheiros que atraem pássaros e insetos que vão ajudar no processo de polinização. Já os frutos são importantes para proteger as sementes das plantas. Apresentam raízes finas e de tamanho pequeno, logo possuem vida curta. Existem na natureza cerca de 230 mil espécies de plantas angiospermas.
MUSGO
Classificação científica