Trabalho de biologia espermatogeneses
Espermatogênese
A espermatogênese está ligada, como qualquer outro fenómeno metabólico, ao acionamento de hormônios, mediante o comando da hipófise e dos testículos.É uma sequência de eventos pelos quais as espermatogónias se transformam no final em espermatozóides.
A Espermatogénese ocorre a nível dos tubos seminíferos dos testículos e divide-se em quatro fases: Multiplicação, Crescimento, Maturação e Diferenciação ou Espermiogênese. Tem início na puberdade e termina no fim da vida do homem.
Periodo Germinativo
As Espermatogônias, localizadas na periferia dos tubos seminíferos, multiplicam-se (por mitoses sucessivas) aumentando de número e garantindo a sua contínua substituição.
Crescimento
Algumas Espermatogônias vão aumentar ligeiramente de volume, devido à síntese e acumulação de substâncias de reserva, dando origem aos Espermatócitos I
Maturação
A fase de maturação do gameta masculino é na verdade um processo de meiose que ocorrerá com o espermatócito I, proveniente das espermatogônias.
Divisão I 1. Prófase I: Ocorrerá a espiralização total dos cromossomos e há a prossibilidade de crossing-over durante o processo que acontece geralmente no diplóteno. 2. Metáfase I: Os cromossomos homólogos se posicionarão paralelamente na célula, um ao lado do outro, para que cada um alcance seu respectivo pólo até o final da divisão. 3. Anáfase I: Os cromossomos migram para os pólos, possibilitando a separação dos homólogos, através da ação da fibra do fuso e dos centrômeros. 4. Telófase I: Está terminada a cariocinese dos espermatócitos I. Passa-se agora para a citocinese onde o cromossomo organizador de nucléolo cuidará da formação de novos núcleos e haverá organização das novas organelas.
Após a divisão 1 da meiose, passa-se para o processo de divisão 2. Graças a