Resenha do filme "as instituições carcerárias"
Entretanto, as instituições penitenciárias visam a profissionalização e a ressocialização dos detentos, porém não é o que acontece em muitos desses locais.Segundo CARVALHO e BALDIN (2005,p. 68), há um fato que comprova que os presos não estão adquirindo na unidade, a educação e a responsabilidade necessária para o desenvolvimento de um trabalho, pois eles não se estabelecem por muito tempo nas empresas que contratam seus serviços, as empresas reclamam da falta de capacitação, disciplina e de hábitos adequados para o trabalho. É nesse contexto que o terapeuta ocupacional se encaixa nas penitenciárias.
A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que, diante da ampliação do conceito de saúde - entendido como o completo estado de bem estar biopsicossocial, e não somente como a ausência de doença - estendeu seu campo de ação, abrangendo práticas sociais, através do uso de atividades, visando a promoção da saúde e a (re) inserção social de indivíduos excluídos por problemas físicos, mentais ou sociais de forma integral e independente. (CAMPOS; PANÚNCIO-PINTO, 2005).
O terapeuta ocupacional utiliza atividades como forma de atuação, que são escolhidas, indicadas, aprendidas e desenvolvidas para a motivação do individuo, para que ele possa utiliza - lá como meio de trabalho e educação, o que amplia as várias formas de reinserção na sociedade por meio do serviço que lhe fora ensinado. Segundo Galheigo (2003) mostra que a prática da Terapia Ocupacional social é voltada à população, cujas necessidades são conseqüências de suas condições de exclusão do acesso aos bens sociais e que têm sua problemática