Resumos Biologia 12ºano
Capítulo I - Reprodução, genética e imunidade
Unidade 1 – Reprodução humana e manipulação da fertilidade
1. Reprodução humana
Histologia:
Histo – hydton – tecido
Logia – logos – ciência/estudo
Histologia é a ciência que se ocupa do estudo dos tecidos biológicos (formação, estrutura e função).
Fisiologia:
Fisiologia é um ramo da Biologia que estuda as múltiplas funções (mecânicas/físicas e bioquímicas) dos seres vivos. Isto é, estuda o funcionamento dos sistemas que compõem o organismo (ser vivo).
Ciclo biológico do Homem:
No Homem, a meiose é pré-gamética. As únicas células haplóides são os gâmetas, que por fecundação originam o ovo. Este, por mitoses sucessivas e respectiva diferenciação celular, origina um novo ser humano.
Todo o ciclo de vida ocorre assim na diplófase, sendo a haplófase constituída exclusivamente pelos gâmetas. O ser humano é por isso um ser diplonte. Cariótipo humano:
A fecundação e a meiose permitem que o número cromossómico, característico da espécie, se mantenha constante ao longo das sucessivas gerações.
Stephane Azevedo – 12ºA – Nº23
Biologia 12ºano
Capítulo I - Reprodução, genética e imunidade
Sistema reprodutor masculino:
Testículos – órgãos ovóides, alojados no escroto (ou bolsa escrotal), que se encontram localizados no exterior da cavidade abdominal, permitindo assim a manutenção de uma temperatura mais baixa do que a sentida no abdómen, imprescindível à formação de espermatozóides viáveis.
Assim, os testículos estão envolvidos na produção de espermatozóides e de testosterona
(hormona sexual masculina).
Escroto – bolsa que contém os testículos e que se encontra localizada fora da cavidade abdominal. Epidídimos – conjunto de canais muito enovelados sobre si próprios que recobrem parcialmente os testículos e onde há amadurecimento e armazenamento dos espermatozóides. Têm 6 metros de comprimento.
Canais deferentes – canais que constituem um