Psicologia no Trablho
· Estudo da Canon identifica quatro tipos de personalidade associados à produtividade e revela como aproveitar o potencial de cada equipe · Reconhecimento em vez de compensações financeiras é fator chave para a produtividade individual. · Mais da metade dos trabalhadores de escritório identifica os altos cargos da empresa como os membros menos produtivos das equipes
(Outubro de 2008) – Um novo relatório levado a cabo por uma proeminente Psicóloga Comportamental, a Dra. Donna Dawson , e encomendado pela Canon Europa, líder mundial em soluções de imagem, identifica 4 tipos de personalidade entre os colaboradores das empresas com efeitos na produtividade.
O estudo da Canon sobre a produtividade revelou que os trabalhadores tendem a ser produtivos apenas um quarto do dia de trabalho. Através da identificação dos tipos de personalidade dos colaboradores, os líderes de grupos podem gerir a produtividade dos grupos de trabalho de forma mais eficiente.
Quatro tipos de personalidade.
. «Midday Maestros»: Estão no seu pior durante a manhã, demoram um pouco até acordar e conseguir trabalhar a sério. Muitas vezes, só no meio da tarde atingem o seu auge. São sociáveis, conversadores e têm hábitos notívagos, mesmo durante a semana.
. «Morning Glories»: Registram o seu auge de produtividade logo pela manhã, tendo dormido bem na noite anterior, mas quebram após o almoço. São organizados, autodisciplinados e eficientes, sabendo o que é preciso para que as coisas fiquem feitas. Quase todos os «morning glories» entram em colapso produtivo logo após o almoço.
. «Lunchtime Loungers»: Amantes da boa vida apreciam a comida e bebida e por isso o seu lema de vida é “a vida é para se viver, não para se matar a trabalhar ou ficar estressado no escritório”. Daí que a meta destes profissionais seja manter o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, desfrutando de longos