Trabalho De Biologia Celular
Existem cerca de quatro milhões de espécies de animais, vegetais, protozoários e bactérias, cujos comportamentos, morfologias e funções diferem entre si, entretanto, no nível molecular e celular, estes seres vivos apresentam um plano mestre de organização único. A célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos, a forma de vida mais simples que é capaz de produzir cópias de si mesma. Os organismos multiplicam-se, reproduzem-se, sendo estes processos efetuados através das células. Do total dos componentes da célula, cerca de 75 a 85% correspondem a água, entre 2 e 3% são constituídos de sais inorgânicos e o restante é formado de compostos orgânicos que representam as moléculas da vida. São classificadas como substâncias inorgânicas a água e os sais minerais. São substâncias orgânicas os carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos. As substâncias orgânicas são formadas por cadeias carbônicas com diferentes funções orgânicas.
As células podem ser divididas em dois grandes grupos: procarióticas e eucarióticas. As células procarióticas não possuem núcleo são relativamente simples (comparativamente às eucarióticas) e são as que se encontram nas cianobactérias, organismos unicelulares constituídos por uma só célula. As células eucarióticas são células complexas, apresentam núcleo - que é envolvido por uma membrana e é onde estão as informações genéticas – e o citoplasma, onde se encontram as organelas, que desempenham funções específicas na célula, podem ser encontradas em seres unicelulares e pluricelulares.
Células Procariontes
As células procariontes são assim designadas em razão da carência de membrana nuclear. Ao contrário das eucarióticas, as procarióticas não possuem organelas membranosas (retículo endoplasmático liso e rugoso, complexo de golgi, mitocôndrias, plastos, lisossomos e vacúolos) e muito menos um núcleo delimitado pela cariomembrana (carioteca) envolvendo os cromossomos.
Acredita-se que essas