Trabalho de biologia celular
Para a maioria das substâncias, existe uma relação direta entre sua solubilidade nos lipídios e sua capacidade de penetração nas células. De modo geral, os compostos hidrofóbicos, solúveis nos lipídios, como os ácidos graxos, hormônios, esteroides e anestésicos, atravessam facilmente a membrana. Já as substâncias hidrofílicas, insolúveis em lipídios, penetram nas células com mais dificuldade, dependendo do tamanho da molécula, e também, de suas características químicas.
Transporte passivo (sem gasto de energia):
1 - Difusão: é a passagem de soluto de onde está mais concentrado para onde está menos concentrado. A difusão sempre ocorre à favor do gradiente de concentração. Difusão simples: a passagem de soluto ocorre através da bicamada lipídica (osmose - passagem de água/ diálise - passagem de soluto)
Difusão facilitada: é a passagem de soluto através da proteínas da membrana. Através delas passam os solutos polares como aminoácidos, glicose e algumas vitaminas.
Uniport - é o cotransporte de uma única molécula em um único sentido, ou seja, de dentro para fora e sem gasto de energia.
Simport - é o cotransporte de duas ou mais moléculas em um única sentido, ou seja, de dentro para fora da célula e sem o gasto de energia.
*** Poucas substâncias passam pela membrana por difusão simples. Dentre elas estão O2 e CO2. Como por exemplo, a hematose, troca gasosa nos pulmões, ocorre por difusão simples.
***Osmose: a passagem de agua pela membrana ocorre através de proteínas chamadas de Hidroporinas.
Transporte ativo (com gasto de energia)
Antiport: (bombas) (APTase) - é o cotransporte de duas ou mais moléculas ou íons, em direções opostas, simultaneamente ou em sequência e com gasto de energia.
Transporte em bloco: (com gasto de energia)
Endocitose - pinocitose: é o processo de internalização de moléculas de agua e/ou partículas pequenas embebidas em agua, com gasto de energia. (não adsortiva, adsortiva e mediada por