AS FONTES DE ENERGIA NA NATUREZA
A energia está presente na natureza terrestre principalmente na forma de luz e calor cedidos pelo sol.
Atualmente, as atenções do homem estão voltadas para a utilização racional de todas essas fontes energéticas. Principalmente, as fontes de energia renováveis. São aquelas que, como o próprio nome diz, se renovam. Significa que elas não acabam, porque estarão sempre ali, sendo geradas de novo, de acordo com o ciclo da natureza. Exemplos: o sol, os ventos, a matéria orgânica, o calor da Terra, os rios e correntes de água doce, os mares e oceanos.
O SOL, A GRANDE FONTE DE VIDA E DE ENERGIA PARA A TERRA
Para nós, habitantes da Terra, o Sol é a estrela mais importante dos bilhões de estrelas que existem no Universo, pois dele recebemos toda a energia necessária à vida, tanto da humanidade como dos animais e vegetais.
De toda a energia irradiada pelo Sol em todo o espaço, apenas uma pequena parcela atinge a nossa Terra. Essa pequena parcela representa quase 30 mil vezes a quantidade total de energia produzida e consumida pelos engenhos domésticos ou industriais no mundo todo.
A ENERGIA SOLAR E O VENTO
A energia solar recebida continuamente na Terra é a principal responsável pelos fenômenos meteorológicos e vitais que ocorrem na superfície.
A energia solar e a energia eólica (dos ventos) podem ser transformadas em energia elétrica. Além de serem fontes praticamente inesgotáveis, elas não deixam resíduos no meio ambiente.
O Brasil tem grande potencial eólico concentrado nas regiões litorâneas e no Nordeste. Os tipos de tecnologia utilizados para a produção de energia eólica são os moinhos de vento, aeromotores, turbinas eólicas ou aerogeradores (transformam energia cinética em energia mecânica ou elétrica). É uma energia renovável e limpa e não causa tanto impacto ambiental, mas ainda é pouco utilizada.
A energia solar é uma das opções para energias alternativas e é uma fonte de energia renovável e limpa. A energia solar não é