TRABALHO DE QUIMICA 2012 Fontes De Energia E Meio Ambiente
TRABALHO
DE
QUÍMICA
NOME:
SÉRIE:
PROFESSOR:
SERRA,2012 Fontes de Energia e Meio Ambiente
Os processos de mudanças pelas quais o homem passou fez com que ele necessitasse ampliar o uso enérgico, não bastando mais a própria energia de seu corpo, ele começou a buscar na natureza outras fontes de energia, conforme fontes de energia eram descobertas o homem desenvolvia novos meios de utilizá-las a ponto destas não serem mais suficientes e outras fontes de energias serem necessárias.
Podemos dividir estas fontes de energia em dois principais grupos:
Renováveis – São as fontes de energia que utilizam da força da natureza, ou de matérias-primas que podem ser cultivadas à curto prazo
Não renováveis – São as fontes de energia que dependem do uso de matéria-prima natural não cultivável, e, limitada.
Fontes não renováveis de energia:
Combustíveis fósseis – O gás natural, o petróleo e o carvão mineral são exemplos de combustíveis minerais. São encontrados na natureza, e, são o resultado da decomposição vegetal e mineral de um processo de milhões de anos. O carvão mineral especificamente, é, o resultado da fossilização de vegetais durante a era glacial.
Petróleo e processo de derivação
Nucleares – A energia nuclear não é considerada renovável pois é obtida através do enriquecimento de Urânio, dependendo deste metal portanto.
A questão ambiental –
A queima de combustíveis fósseis resulta em CO2, responsável pelo aquecimento global. O uso indiscriminado de combustão para a obtenção de energia resultou, somado a outros fatores como desmatamentos em uma situação de desequilíbrio com a natureza, e, percebendo as catástrofes iminentes deste processo, começou a se pensar em formas alternativas de obtenção de energia para que a auto-sustentabilidade fosse readquirida.
Eco-92
Desta necessidade de mudanças resultou o encontro chamado Eco-92, onde diversos países da América e da Europa se encontraram no Rio de