A Crise Mundial
Geopolítica
Prof: Cristiana Cerqueira
Alunos: Raul Viegas, Ana Ribeiro e Graciléia Ribeiro
A Crise Mundial
Colapso da Bolha Especulativa
Tudo se iniciou apartir de 2001, onde o mercado dos Estados Unidos passou a ter uma vasta expansão imobiliária.
Com a ajuda do “Federal Reserve” que basicamente é um dos bancos nacionais dos Estados Unidos e que passou a reduzir taxas de juros, fez com que a demanda crescesse e atraísse compradores.
Os juros baixos o número de pessoas que hipotecavam seus bens imóveis foram crescendo gradativamente, pois usavam o dinheiro para pagar alguma dívida ou consumir.
Consequentemente com esse crescimento as companhias hipotecarias passaram a apostar em clientes do tipo “Subprime”, ou seja, pessoas de baixa renda, muita das vezes inadimplentes, diga-se de passagem.
Os bancos compravam esses títulos Subprime dessas companhias e liberavam dinheiro antes mesmo da primeira parcela do empréstimo ser paga.
A Crise
Enfim, muitos não avaliaram as consequências dessa causa, porém alguns sabendo que, se uma pessoa que fez empréstimo não conseguir pagar sua dívida inicial, daria início a um “Efeito dominó” ou ciclo descontrolado de não recebimento, atingindo assim, todo o mercado e fazendo com o que os mesmos tenha medo de emprestar dinheiro ou de comprar títulos, além de aumentar o “Déficit” que já era alto em alguns países.
Os juros que começaram a subir, fizeram com que os compradores se afastassem. Como a oferta começou a superar a demanda, o valor dos imóveis passou a cair. Os clientes que compraram seus imóveis sentiram com o aumento dos juros, obvio, pois suas dividas cresceram incluindo de suas hipotecas; subindo o número de inadimplentes e dando início a recaída da oferta de crédito.
A economia do EUA, decresceu, pois, se há menos dinheiro, compra-se menos e as empresas não geram empregos.
O mercado imobiliário entrou em pânico, pois o ciclo de empréstimos congelou e fez com que a crise afetasse todo o sistema bancário,