A psicanalise
A idéia de psicanálise é usada para falar de uma teoria (conjunto de conhecimentos), método de investigação (pela interpretação, busca o significado oculto daquilo que é apresentado externamente) e uma pratica profissional (forma de tratamento), mas também é um instrumento para analise e compreensão de fenômenos sociais relevantes.
Sigmund Freud foi um medico que se formou em Medicina em 1881 e que se especializou em Psiquiatria, mas devido a dificuldades financeiras não pode se dedicar totalmente a uma vida acadêmica e nem a de pesquisador, então começou a atuar na área clinica, atendendo as pessoas que diziam ter “problemas nervosos” e sua principal forma de trabalho era a extinção dos sintomas que causavam esses mesmos problemas através da hipnose e através de seus métodos e pesquisas alterou o modo de pensar sobre a vida psíquica. O Contato de Freud com um cientista e também medico Josef Breur e sua paciente Ana O. foram significativamente importante para a continuação de suas investigações, pois quando estava consciente, Ana não era capaz de explicar o motivo de seus sintomas mas sobre o efeito de hipnose, indicava a origem de cada um de seus problemas, os atribuindo ao episódio de doença de seu pai e com essas lembranças vindo a tona os sintomas assim Breuer denomina de método catártico o tratamento que permite ao paciente se libertar de efeitos e emoções ligados a acontecimentos traumáticos.
Freud chamou de resistência quando a força psíquica impede de revelar um pensamento de forma consciente e também chamou de repressão o processo psíquico que procura ocultar da mente o verdadeiro motivo do sintoma que no caso, seria uma(s) lembrança(s) extremamente ruim (ns), porem essas mesmas lembranças se encontram no inconsciente.
Em 1900 Freud apresenta as primeiras teorias sobre a estrutura do aparelho psíquico, partindo da idéia que há três sistemas psíquicos:
O inconsciente – é um conjunto de conteúdos que são reprimidos(muitas vezes por