TRABALHO DE BIOLOGIA aplica oes biotecnologicas
Biotecnologia e genoma são termos inter-relacionados. Enquanto o primeiro significa a aplicação dos conhecimentos, o segundo representa a descoberta e o entendimento necessários para implantar os benefícios. A seqüência e a ordenação dos nucleotídeos que compõe o genoma contêm a diversidade de informações necessárias para gerar todas as formas de vida existentes no planeta. Deste modo, o seqüenciamento dos genes permite a leitura, a compreensão e a utilização destes dados, características que impulsionam, então, o desenvolvimento de projetos genoma. As pesquisas sobre o genoma constituem o ponto de partida para a era pós-genômica. Os cientistas acreditam que, por exemplo, compreendendo a fundo o que acontece de errado quando uma doença aparece, a medicina entrará em uma nova era, como o estabelecimento de terapias mais eficientes. Uma delas é a terapia gênica.
O primeiro exemplo de aplicação da terapia gênica foi realizado, em uma criança de quatro anos que sofria de uma desordem no sistema imunológico, nos Estados Unidos. Desde então, aproximadamente dez anos de pesquisa têm sido conduzidos na área. Um deles apresentou um resultado significativo, que foi a reversão dos efeitos da doença hereditária da Imunodeficiência ligada ao cromossomo X. Apesar deste resultado promissor, a maioria deste tipo de terapia não tem apresentado tanto sucesso. Novas pesquisas devem ser concluídas de forma a aperfeiçoar este tipo de tratamento.
O primeiro genoma seqüenciado de um organismo vivo diferente de vírus foi o da bactéria Hemophilus influenzae. Este tipo de projeto também prosseguiu para outros organismos e espécies. Em 1990, uma associação internacional entre pesquisadores de diferentes países iniciou o projeto Genoma Humano. Em 2000, o Brasil finalizou o seqüenciamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa, o que foi realizado por pesquisadores do estado de São Paulo. Atualmente, diversos grupos de pesquisa investem esforços consideráveis no