BARROCO BRASILEIRO
O que é Barroco
• Barroco é um estlo artstco caracterizado pela extravagância, exuberância e excesso de ornamentos, que surgiu na Itália na segunda metade do século XVII e se estendeu até o começo do século XVIII.
Conceito
• Depois da Reforma Religiosa, a Igreja católica perdeu muito poder e espaço, no entanto ainda tnham poder no cenário polítco, econômico e religioso. O Barroco aparece neste contexto, expressando o contraste daquele periodo.
Momento Histórico
• O Barroco foi introduzido no Brasil por intermédio dos jesuítas. Inicialmente, no final do século XVI, tratava-se de um movimento apenas destnado à catequização. A partr do século XVII, o Barroco passa a se expandir para os centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, por meio das igrejas. Assim, a função da igreja era ensinar o caminho da religiosidade e da moral a uma população que vivia desregradamente.
Característcas Literatura
• Nos séculos XVII e XVIII não havia ainda condições para a formação de uma consciência literária brasileira. A vida social no país era organizada em função de pequenos núcleos econômicos, não existndo efetvamente um público leitor para as obras literárias, o que só viria a ocorrer no século XIX. Por esse motvo, fala-se apenas em autores brasileiros com característcas barrocas, influenciados por fontes estrangeiras
(portuguesa e espanhola), mas que não chegaram a consttuir um movimento propriamente dito. Nesse contexto, merecem destaque a poesia de Gregório de Matos Guerra e a prosa do padre Antônio Vieira representada pelos seus sermões.
• Dirceu Carriel
• Nº 41
1° Ano D