Trabalho de ação
MÓDULO COMPETÊNCIAS BÁSICAS
ATIVIDADE FINAL
ITANHAÉM
2013
Introdução
Neste trabalho irei abordar o fracasso escolar: reprovação, repetência e evasão, de acordo com a revista Escola, nos anos 90 as crianças não concluíam o ensino médio, pois precisavam ajudar seus pais na renda familiar e assim iam direto para o mercado de trabalho, hoje em dia esses dados diminuíram, pois a família de classe média é mais estruturada financeiramente, mas e o ensino de qualidade? Será o mesmo? O ensino atual prepara o adolescente para o vestibular e não para a vida em sociedade, e os que não farão o vestibular? E aqueles que precisam de um emprego imediato? São questionamentos a serem refletidos por todos.
Experiência e visão contextualizada
Logo que me formei comecei a trabalhar na escola Estadual Pollastrini, lá ficava como eventual e não possuía a mínima condição de ser tão polivalente e interdisciplinar como era, as aulas eram sido avisadas a mim faltando cinco minutos de começar, eu, tinha um material diversificado de interpretações e propostas de vários assuntos, porém os alunos que não tratavam bem nem seus professores específicos, muito menos a mim.
Foi uma experiência bem desconfortável, porém no ano seguinte atribuíram a mim aulas de leitura, que felicidade, agora em uma escola também estadual Rosélia Braga que não menos difícil que a anterior, pois ai nem o respeito dos gestores eu tive, fiquei quatro meses sem receber o salário, tinha cinco aulas vagas entre as minhas e não tinha voz nos HTPC’s, lá vivi momentos muito difíceis na vida profissional.
Lá vivenciei muito o problema aqui discutido, uma comunidade difícil, com alunos desestimulados e muita falta de professores. A evasão lá é muito comum, pois as meninas engravidam e os meninos viram traficantes.
Possíveis soluções
A LBD abriu todas as possibilidades no plano normativo, pois dá a flexibilidade de trabalhar de forma menos normativas e sim com um ensino prático e