TRABALHO DE ARTES
O trabalho tem como principal objetivo, demonstrar o conceito, características, principais artistas da Pop Art e como ela se difundiu pelo mundo.
DESENVOLVIMENTO
Pop Art ou arte pop é uma abreviatura para a arte popular. Ela foi um movimento artístico que ocorreu na década de 1950, tanto na Inglaterra e nos Estados Unidos. Também é considerada uma reação a outro movimento o de expressionismo abstrato das décadas de 40 e 50.
Os artistas da Pop Art buscavam inspiração na cultura de massas, para criar suas obras, além de fazer uma forma de crítica numa forma irônica a vida cotidiana, materialista e principalmente consumista. Geralmente as bases de suas obras eram: latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas. Com a base pronta da obra os artistas trabalhavam em cima das cores vivas e a modificação dos formatos destes objetos. Havia também uma técnica muito influente neste movimento, que era o de repetir várias vezes o mesmo objeto, com cores e colagens diferentes.
Neste movimento artístico os artistas usavam como materiais derivados de novas tecnologias do século XX, como: gomas de espuma, poliéster e acrílico.
POP ART NO REINO UNIDO
No Reino Unido o Independent Group fundado em Londres em 1952, é considerado o principal percursor da pop art. Este grupo utilizava-se dos novos meios de produção gráfica que culminavam durante as décadas de 1950 e 60, com o objetivo de produzir arte que atingisse as grandes massas. Se dissolveu no ano de 1956 com exibição de "This Is Tomorrow" em Londres, na galeria de arte Whitechapel Gallery. Nesta exibição o artista inglês Richard Hamilton, apresentou a colagem "Just what is it that makes today's homes so different, so appealing?" (em português: O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?). Esta obra foi considerada uma das primeiras obras da pop art.
Observa-se que na pop art britânica há um certo deslumbramento