Trabalho de Artes
Modernismo no Brasil
1 – Explique qual a importância de Di Cavalcanti e Anitta Malfatti. Quais foram às obras apresentadas nesse período (década de 20)?
Di Cavalcanti - Di Cavalcanti foi muito importante para história artística brasileira, pois, pelo o que eu li sobre Di, ele é muito revolucionário, vendo quadros dele percebo que ele não somente quer transmitir que a mulher é vista como uma virgem frágil e os índios são vistos como heróis nacionais (Época do Romantismo), e nem que temos que valorizar a forma estética das antiguidades clássicas (Classicismo), mas sim, ele transmite o que realmente acontece em nosso meio, de forma brasileira, é isso que nós queremos ver a realidade: mulheres protestando (Mulheres Protestando – óleo sobre tela 51 x 70 cm - 1941), os colonos nas fazendas trabalhando com seus filhos (Colonos – óleo sobre tela – 60 x 90 cm – 1945) entre outros. Mas o que ele deixou de especial foi seu modo próprio de demonstrar a cultura Brasileira.
Obras:
InterlúndioInterlúndi Interlúndio
A mulher – Di Cavalcanti
Anitta Malfatti – O que de fato desencadeia mudanças na pintura brasileira é a exposição de Anitta Malfatti em 1917. Em seus quadros expressionistas as cores vibram, as figuras são tortuosas, e os traços vigorosos. Anitta mostra dramaticamente a realidade que a cerca, a exposição cria extensa polemica amotinando os artistas que formariam o núcleo do modernismo brasileiro.
Obras:
Malfatti, Anita
O Farol de Monhegan, 1915 óleo sobre tela, c.i.d.
46,5 x 61 cm Malfatti, Anita
A Estudante Russa, Ca. 1915 óleo sobre tela, c.i.e.
76 x 61 cm
Colégio Novo Horizonte
Subtema: Quem é o povo brasileiro.
Nome:
Disciplina: Artes
9º ano Vermelho
São Paulo
2012