Cólera
Doença diarréica infecciosa aguda causada pela enterotoxina do Vibrio cholerae O1 e O139.
Quais os sintomas?
Diarréia e vômito são as manifestações clínicas mais frequentes. Os principais sinais e sintomas são variados e vão desde infecções inaparentes até casos graves. As fezes podem se apresentar com aspecto água amarela-esverdeada, sem pus, muco ou sangue. Em alguns casos pode haver, de início, a presença de muco. As fezes podem apresentar um aspecto típico de “água de arroz”. A diarréia na maioria dos casos é abundante e incontrolável, onde o doente poderá apresentar inúmeras evacuações diárias que pode levar a um estado de desidratação grave e choque.
Como se transmite?
A transmissão ocorre, principalmente, pela ingestão de água contaminada por fezes ou vômitos de doente ou portador. Ocorre ainda pela ingestão de alimentos contaminados por mãos de manipuladores dos produtos, bem como pelas moscas, além do consumo de gelo fabricado com água contaminada. A propagação de pessoa a pessoa, por contato direto, também pode ocorrer.
Como tratar?
O diagnóstico e o tratamento precoce dos casos de cólera são fatores fundamentais para a recuperação do paciente, além de contribuir para a diminuição de casos e contaminação do meio ambiente.
O tratamento se fundamenta na hidratação do paciente mas, lembre-se, somente um médico poderá indicar a melhor terapêutica para o paciente colérico.
Como se prevenir?
Para evitar a ocorrência dessas doenças é necessário que esteja sempre atento a segurança e qualidade do que você ingere ou oferece às crianças. Sugestões de prevenção:
• Lembre de lavar as mãos com água e sabão antes de comer;
• De preferência, consuma água mineral engarrafada ou outras bebidas industrializadas. Caso contrário tente ferver ou tratar a água. Para isso, filtre a água e depois coloque 2 gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% em 1 litro de água e aguarde por 30 minutos antes de consumir. Em algumas farmácias e supermercados há