Trabalho de artes Matta Clark
Artes
Nome:
Turma: D1SLIEDIF2 Data: 08/05/15
Gordon Matta-Clark
Gordon Matta Clark (22 de junho de 1943 – 27 de agosto de 1978) é um artista/arquiteto nascido nos Estados Unidos, filho do pintor chileno Roberto Matta e da pintora estado-unidense Anne Clark.
Desenvolveu seu projeto de desfazer os espaços da arquitetura moderna encenando intervenções metafóricas em edifícios abandonados ou condenados com o intuito de questionar a autonomia e a lógica econômica pós-1950 nas quais os edifícios foram rapidamente lançados em detrimento de sua função pública. O artista, através desses projetos, apontou para o desaparecimento de capítulos não documentados da memória coletiva e, conseqüentemente, da história e da vida desses lugares.
O trabalho central de Gordon Matta-Clark, tal como de Robert Smithson e parte de Hélio Oiticica, é mantido vivo atualmente através de fragmentos e a memória partical e incompleta de documentos fotográficos e audiovisuais. No entanto, seu valor residual e de natureza dispersa retira-se da lógica do monumento e a situa em um tempo mítico, que dialoga fortemente com o presente.
Splitting
Obra de arte
Artista: Gordon Matta - Clark
Criação: 1974
Splitting, por exemplo, uma de suas obras mais conhecidas, questionava o conceito de casa como abrigo e local particular do indivíduo. Nesta obra, um corte vertical foi feito no centro e por toda a extensão de uma casa abandonada, expondo a sua estrutura interna e, ao mesmo tempo, tirando a idéia de segurança e de espaço privado.
Opinião: Achei interessantes suas obras por que ele, fazendo essa grande fenda na obra Splitting, além de estar criticando o cotidiano que considerava alienante, Matta-Clark não se preocupava em manter a estrutura interna da fundação desse modo provocando uma abertura entre as duas partes.
Gostei também de suas obras estarem relacionadas a arquitetura, usar da arquitetura um meio de se expressar mas não construindo-a, e sim desfazendo (por