Arte e arquitetura
Prefácio:
-Os limites entre a Arte e a Arquitetura confundem-se mais uma vez, à medida que seus objetivos e atitudes convergem.
-Autor da obra (artista ou arquitetura?)
-Os dois campos lidam com visões compartilhadas e objetivos comuns nos movimentos como Bauhaus, Construtivismo Russo, o Expressionismo e o De Stijl.
- Entre a Arte e Arquitetura: Apelos em prol de uma colaboração maior, declarações sobre transgressão dos respectivos limites, comparações a respeito de integridade e relevância, reivindicações de autonomia e independência.
-Arte e Arquitetura ligada fundamental pela criatividade.
“é impossível produzir uma definição acurada de cada profissão ou uma demarcação exata dos seus campos de atuação. Mas, é justamente esta dificuldade de delimitação que constitui a própria essência de ambas as disciplinas. Cada uma conta com um sistema abrangente de referências com força motriz.”
Só com a visão panorâmica e amplo repertório expressivo: esses dois campos, podem trazer comentários e significados e contribuições intensa que modifiquem nossa percepção.
“Os últimos vinte anos foram testemunho de grandes mudanças na estrutura e nas perspectivas da nossa sociedade, mudanças que alteraram e redefiniram os objetivos e a prática da Arte e da Arquitetura. As duas disciplinas foram afetadas pelas transformações em nossos valores culturais, e é interessante observar quantas referências em comum encontraram em resposta a este processo.” * O Livro examina o paralelismo existente no desenvolvimento recente dos dois campos, dentro de um contexto internacional.
O tempo abordado no livro (1978-1998) é marcado pela tendência crescente para uma percepção sensual do espaço e pela ênfase no papel do observador:
-> Neste período a arte deixou o museu e foi para a rua também, buscando um publico maior. Assim o interesse deslocou-se dos trabalhos autônomos e auto-referências para as instalações