Trabalho de Arte e Mídia
O que começou por causa de alguns poucos centavos acabou por tornar-se um gigante – que se punha a acordar após há muito adormecido. É de certo que o Brasil finalmente começou a dar sinais de que é possível mudar, de que é possível livrar-nos da desagradável situação em que as classes populares - e a maior parte do país - se encontram; e também da exacerbada avareza que tem sido semeada em um sistema político corrupto. Diante disso, nós, universitários e funcionários da rede pública de educação, representamos uma importante fatia da massa e, de uma maneira ou de outra, somos sempre afetados por quaisquer eventuais mudanças nos paradigmas sociais. Por tudo isso, é de se esperar que nos envolvamos – e nos imponhamos – em movimentos como os tais.
A esperança havia sido restaurada, e assim nós encontramos a inspiração para o nosso trabalho. A partir disso, desenvolvemos o projeto – que consistia na síntese da bandeira nacional através de fotos que tiramos nos protestos. A ideia em si possuía vários objetivos, entre eles, mostrar o que também compõe o Brasil e o povo que modestamente o representa; além de deixar, é claro, espaço aberto para as possíveis interpretações pessoais. É uma imagem para se analisar e refletir, assim como a mais singela das imagens cubistas.
Por sua vez, ao se tratar do Cubismo em termos estéticos, sua relação com o nosso tema se pautou, principalmente, no que se diz aos referidos aspectos:
As figuras são distribuídas sem preocupação com o espaço ou a orientação – assim como são as pessoas durante as concentrações de manifestantes, mostrando que não precisa haver um sistema