gestao ambiental
As etapas do AIA são:
1- Selecção das acções/pré-avaliações (Sereeming);
2- Definição de âmbito/Scoping (Elaboração de TdR’s e EPDA);
3- Preparação do EIA (identificação dos impacto, predição dos impactos/analise e quantificação dos impactos, mitigação e plano de monitorização, elaboração de REIA ou REAS);
4- Revisão da REIA (tomada de decisão sobre o REIA);
5- Monitorização;
6- Auditoria ambiental;
7- Desactivação da actividade.
EXEMPLOS DE ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL.
GASES COM EFEITO, DE ESTUFA E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZONO.
A atmosfera terrestre é constituída de gases que são relativamente transparentes à radiação solar, enquanto absorvem grande parte da radiação emitida pela superfície aquecida da Terra. Isso faz com que a sua superfície tenha uma temperatura maior do que se não houvesse a atmosfera. Tal processo é conhecido como Efeito Estufa. Há uma grande preocupação quanto aos riscos de sua intensificação e aos seus reflexos sobre o clima do planeta. Avalia-se que alterações no Efeito Estufa estejam causando Mudanças Climáticas Globais, o que dá uma ideia da dificuldade existente no desenvolvimento de modelos que prevejam suas consequências. O clima é um conceito abstrato e complexo que envolve dados de temperatura, umidade, tipos e quantidade de precipitação, direção e velocidade do vento, pressão atmosférica, radiação solar, tipo de nuvens e a área que cobrem, bem como outros fenômenos do tempo como nevoeiro, tempestades, geadas e as relações entre eles (BRITANNICA, 2001).
Gases atmosféricos que retêm relativamente pouca radiação solar, enquanto absorvem com maior eficiência a radiação emitida pela superfície da Terra, são chamados de gases estufa. Os Modelos Climáticos Globais têm estimado que as emissões antropogênicas estivessem causando uma intensificação do Efeito Estufa. Avalia-se como consequência que desde 1861 a temperatura média da Terra subiu (0,6 ±0,2)ºC.
Mesmo se