TRABALHO DE ARQUEOLOGIA HISTORICA : CULTURA MATERIAL ESCOLAR: O QUE OS OBJETOS TEM A NOS “CONTAR” ?
ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS.
CULTURA MATERIAL ESCOLAR: O QUE OS OBJETOS TEM A NOS “CONTAR” ?
(...)
Período: Vespertino Termo: 6º
Unidade Curricular: Arqueologia Histórica
Guarulhos
2014
Introdução
Partindo da ideia do autor Dominique Julia sobre cultura escolar:
“um conjunto de normas que definem os saberes a serem ensinados e de condutas a serem inculcadas e um conjunto de práticas que permitem a transmissão destes saberes e a incorporação desses comportamentos, normas e práticas ordenadas de acordo com finalidades que podem variar segundo as épocas [...]”
(Dominique Julia. La culture scolaire comme objet historique. 1993) Este trabalho foi realizado com a intenção de entender melhor umas das instituições mais importantes da sociedade moderna a escola. A pesquisa foi realizada com a cultura material das mochilas dos alunos da rede pública e particular da região da zona leste da cidade de São Paulo. A escola é uma das instituições mais importantes da sociedade moderna, ela já foi e ainda é objeto de estudos de muitos autores que buscam através do discurso verbal e da materialidade compreender melhor sua cultura escolar.
Tendo em mente o conceito de cultura material como meios efetivos por onde valores, ideias, distinções sociais e formas culturais são constantemente reproduzidos e legitimados, ou ate transformados a partir da cultura material(LIMA, 2011, p. 19) pareceu a melhor forma de se compreender melhor essa instituição cercada de significados e simbologias.
Objetivo
O Objetivo geral deste trabalho foi buscar traves da cultura material escolar as relações de tensões entre segmentos sociais diferentes e a forma cultural escolar da sociedade que produziu esses objetos. Justificativa
Partindo da premissa do autor Agustín Escolano que a escola é “uma experiência decisiva na aprendizagem das primeiras