Trabalho de antropologia
Filme assistido: Dom Bosco. [Filme-vídeo]. Lodovico Gasparini . 2004.
O Filme tem como personagem principal João Melchior Bosco, famoso padre italiano fundador da Pia Sociedade de São Francisco de Sales, que foi canonizado em 1934 pelo Papa Pio XI. A produção se passa em Turim (Itália) onde Dom Bosco incessantemente trabalha para salvação de jovens perdidos e oprimidos em uma época de transição política da Itália no final do século 19, mostra a luta contra o poder burguês que gostaria de utilizar estes jovens como mão de obra barata para a crescente indústria nascente levando Dom Bosco a diversas dificuldades.
O filme mostra a obstinação de Bosco mostrando que ele recorre até ao Papa para que sua obra não pereça, sua perseverança era inabalável e sua humildade e paciência o levaram a cumprir sua missão com a Criação dos Salesianos aprovada pelo Papa que no futuro viria a se transformar em uma grandiosa rede de ensino pelo mundo todo.
Este filme mostra a Itália no final do século 19 e como funcionava a igreja na época do chamado “Risorgimento” movimento que buscava a unificação da Itália, há cenas em que mostram o conflito político entre os buscadores da república e contra a monarquia existente na época, mas o filme mostra também o lado da intervenção social que começa a aparecer na igreja devido à grande expansão da chamada indústria que nascia na época, e que se utilizava de mão de obra quase que escrava principalmente de jovens gerando muita miséria e pobreza.
E o que me chamou atenção no filme e foi que nesta época e neste mesmo contexto, nasce um tipo de obra assistencial chamada de “oratório” que era designada para jovens que se ocupavam de aprender profissões, de ter lazer e receber educação formal e catequética.
O que que consegui observar sobre a influência do filme Dom Bosco e a antropologia, foi o destaque principal do movimento cultural através da resistência de um padre que liderou um movimento em favor de