Trabalho de antropologia
• 2. Introdução: Neste trabalho vamos falar sobre: cancro, doenças sexualmente transmissíveis, dependentes químicos.
• 3. A palavra cancro. Cancro ou Câncer é uma doença caracterizada por uma população de células que cresce e se divide sem respeitar os limites normais, invade e destrói tecidos adjacentes, e pode espalhar-se para lugares distantes no corpo, através de um processo chamado metástase. Estas propriedades malignas do cancro o diferenciam dos tumores benignos, que são auto-limitados em seu crescimento e não invadem tecidos adjacentes (embora alguns tumores benignos sejam capazes de se tornarem malignos).
• 4. Tipos de cancro: Existem dois tipos de tumores: os benignos e os malignos. Os tumores benignos: Raramente põem a vida em risco; Regras gerais podem ser removidas e, muitas vezes, regridem; As células dos tumores benignos não se espalham, ou seja, não se disseminam para os tecidos em volta ou para outras partes do organismo (metastização à distância). Os tumores malignos: Em geral são mais graves que os tumores benignos; Podem colocar a vida em risco; Podem, muitas vezes, ser removidos, porém pode voltar a crescer; e se manifestar...
• 5. A Sida. Sida (Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida). A Sida é uma doença que se pode transmitir através do sangue, partilha de seringas usadas, lâminas de barbear, partilha de escovas de dentes, piercings, relações sexuais não protegidas. Não se transmite a Sida através de beijos, usar a mesma toalha, os talheres, abraços, lençóis. Quando duas pessoas gostam uma da outra e quiserem ter um filho devem fazer análises para ver se está tudo correto. Se não quiserem correr riscos devem usar o preservativo quando tiverem relações sexuais. Além da Sida há muitas doenças sexualmente transmissíveis que podem ser curadas desde que tratadas convenientemente, mas vale prevenir.
• 6. A Hepatite B. As hepatites são doenças que afetam o fígado,