Trabalho de antropologia Festa de Babette
Curso Técnico de Gastronomia
Antropologia da Alimentação
1.Compare o significado da alimentação para os protestantes dinamarqueses, para Babette e para o General Lorens argumentando através de exemplos retirados do filme:
Os protestantes dinamarqueses vêm o alimento simplesmente como uma forma de nutrir o corpo, sem perceber algum outro valor, receitas mais elaboradas são consideradas pecado da gula ou até mesmo obra do diabo. Este conceito fica bem evidenciado na passagem do filme em que o grupo de anciões se reúne para discutir a participação deles no jantar e concluem que iram participar sem fazer comentários a respeito do alimento, se forçando ao máximo para nem sentir o sabor deste.
Por outro lado, para o general Lorens, o alimento (de alta gastronomia), elaborado por Babette, representa como ele mesmo afirma durante seu relato do jantar em sua homenagem, um ato de amor e até mesmo uma experiência espiritual e não simplesmente física, como é para os protestantes dinamarqueses.
Já Babette, vê no alimento elaborado com delicadeza e amor, uma forma de expressão, se reconhecendo como uma artista da culinária, cozinha para trazer satisfação e felicidade àqueles que saboreiam as suas iguarias. O faz também, como um meio para sua realização pessoal, o que evidenciado na cena em que as irmãs fazem elogios ao jantar e Babette afirma que o fez também para satisfação pessoal.
2. Defina com suas próprias palavras os termos abaixo. Discuta estes conceitos no filme através de exemplos. Sublinhe a questão alimentar:
Cultura
Socialização
Etnocentrismo
Relativismo cultural
Diversidade cultural
- Cultura é, no sentido antropológico, um conjunto de regras, padrões, que definem um grupo de pessoas. No filme, podemos ver a cultura reservada e contida dos dinamarqueses, muito ortodoxos e definidos por regras religiosas.
- Socialização é o processo de adaptação, de adequação que uma pessoa sofre, ao adentrar uma nova cultura, ao receber/aceitar