Exercícios 2809
1. Quando existem dois processos executados em simultâneo, ou seja, quando esses dois processos disputam o acesso a recursos partilhados. Enquanto um processo está a aceder a um recurso para, por exemplo, incrementar o seu valor, ao mesmo tempo que outro, para o mesmo efeito, pode ocorrer que, algures entre a leitura e a escrita do valor, o escalonador de processos interrompe o primeiro processo para permitir ao segundo uma fatia do poder computacional.
2. É o mecanismo que tornou possível a implementação da concorrência nos computadores, sendo o fundamento básico dos sistemas multiprogramáveis. É em função desse mecanismo que o sistema operacional sincroniza a execução de todas as suas rotinas e dos programas dos usuários, além de controlar dispositivos.
3.
4. Os eventos síncronos são previsíveis e são o resultado direto da execução de um programa corrente. A exceção é um evento síncrono e nós temos como exemplo disso a divisão por zero e o overflow.
Já os eventos assíncronos são imprevisíveis e podem ocorrer múltiplas vezes. Eles não estão relacionados à instrução do programa corrente. A interrupção é um evento assíncrono, assim um dispositivo de E/S, informando ao processador que já está pronto para receber/transmitir dados, participa de um evento assíncrono.
5. Reset, erro de barramento, erro de endereçamento, etc.
6. A UCP não permanece ociosa à espera de programas e dados de entrada ou pelo término de uma impressão.
7. Acesso direto à memória. Permite que um bloco de dados seja transferido entre a memória principal e dispositivos E/S sem a intervenção do processador, exceto no início e no final da transferência.
8. Permitindo que em uma operação de leitura, o dado seja transferido primeiramente para o buffer, liberando imediatamente o dispositivo de entrada para realizar uma nova leitura. Nesse caso, enquanto o processador manipula o dado localizado no buffer, o dispositivo realiza outra operação de leitura no mesmo instante.
9. É um espaço