Trabalho de analise pron
Condicionamento clássico:
O condicionamento clássico foi criado por Ivan Pavlov, um fisiologista russo, que estudava reflexos biologicamente estabelecidos (inatos). Tal experimento ocorria com cães que salivavam na presença de alimento, o faziam antes da comida chegar. Essa salivação antecipada ativou-se pela presença de um novo estímulo (som) emitido antes do alimento fez com que o animal associasse esse estímulo a comida. Sendo assim, pelo condicionamento clássico, são associados diferentes estímulos que produzem respostas (comportamento respondentes) quase sempre automáticas. Através desse estudo observou que os cães haviam aprendido a relacionar o estímulo ao alimento, ou seja, estímulos que não eliciavam determinadas respostas, e passaram a eliciar. Em sua homenagem deve-se ao nome de condicionamento Pavloviano ou condicionamento clássico.
Mais tarde outro cientista chamado John Watson também usou este condicionamento para o estudo das emoções, Watson observou que a aprendizagem de um novo reflexo, envolve respostas incondicionadas. O estudo utilizando o condicionamento clássico é feito até os dias atuais. Resumidamente o condicionamento clássico é a aprendizagem de novos reflexos.
Apresentação do Sniffy Pro: O Sniffy Pro é um programa de computador que tem a função de avaliar e realizar experimento de condicionamento. A simulação básica do programa é: uma caixa e um ratinho de laboratório no vitral o qual é possível fazer uso de vários estímulos, tais quais: som, luz, e campainha, e assim, é feita a análise pelo observador.
O programa tem como recursos de ferramenta o tempo, gráficos que mostram o desempenho e os estímulos (os mesmo descritos acima) que são usados para condicionar o animal. O presente relatório foi baseado no Sniffy Pro.
Metodologia:
Foi aplicado o Condicionamento clássico de Pavlov com um rato que se encontrava dentro de uma caixa metálica na qual foram aplicados os seguintes estímulos condicionados : som, luz