Artigo
REQUISITOS PARA SISTEMAS DE COBERTURA
RESUMO: Este artigo apresenta uma abordagem sobre pré-requisitos instituindo pela ABNT para assegurar a durabilidade de sistemas, a manutenibilidade da edificação, o conforto tátil e a antropodinâmico dos usuários. Desenvolvimento:
Todos os pré-requisitos contidos na norma 15575-5 são aplicáveis em edificações habitacionais e a sistemas projetados e construídos sendo operados e sujeito a alterações.
Os sistemas de coberturas tem uma importante função nas edificações habitacionais. Desde proteção para o usuário até a preservação da vida útil da obra. Os sistemas de cobertura impedem as infiltrações de umidade e previne a proliferação diversos organismos que causam apodrecimento, corrosão, fissuras e outros.
Objetivamente esta norma visa requerer o mínimo das qualidades para oferecer moradias de desempenho aceitáveis.
Sendo uma das partes mais expostas a radiação direta do sol, exerce predominante influencia na carga térmica transmitida para o ambiente. Ao integra-se a edificação relaciona-se com todos os sistemas de proteção de descarga atmosférica.
As principais ações atuantes de intensidade chuva, vento e isolação são as que exercem maior influência decisiva no projeto.
Os requisitos são aplicáveis somente para pavimentações de até cinco pavimentos serão classificados. E são aplicáveis e tratados separadamente de acordo com a norma.
ESCOPO: Nessa parte da norma estabelece critérios relativos ao desempenho térmico, acústico, lumínico e segurança a fogo, que devem ser atendidos individualmente e isoladamente.
OBS: São aplicáveis somente para cinco pavimentos são requisitados.
REFERÊNCIAS NORMATIVAS: São os