Lampadas Incadescentes
Os tipos de lâmpadas comumente encontradas no comércio, as mais numerosas e que cobrem praticamente todos os campos de aplicações são as lâmpadas de incandescência, lâmpada de descarga e lâmpada de indução. O objeto de estudo deste trabalho pauta-se no estudo de lâmpadas de incandescência, aspectos construtivos, eficiência, impactos na sua utilização e etc.
As lâmpadas de incandescência emitem luz basicamente devido a um filamento de tungstênio levado à incandescência durante a passagem da corrente elétrica. Dentre as característica das lâmpadas pode-se considerar: tensão de alimentação, intensidade de corrente, posição de funcionamento, tipo de casquilho, dimensões e etc.
Aspectos, do ponto de vista luminotécnico, são considerados para um melhor entendimento e análises deste tipo de lâmpadas, assim pode-se citar: rendimento luminoso, temperatura de cor, restituição de cores, luminância e duração de vida média.
Rendimento Luminoso - Fator que indica o quociente entre o fluxo luminoso emitido pela lâmpada e a potência elétrica absorvida. A unidade de medida é lumen/Watt (lm/W). As lâmpadas de incandescência tem um fator de rendimento entre a 10 e 15 (lm/W, valor este, bastante abaixo das lâmpadas de descarga de vapor de sódio, na qual este coeficiente é de 200 lm/W.
Temperatura de Cor – A cor aparente emitida pela luz é um fator que indica a temperatura na qual esta luz esta sendo produzidas. As cores mais avermelhadas representam luzes com tonalidade quente já as cores mais azuladas remetem a idéia de tonalidades mais frias.
Luminância - representa a capacidade de luminância ou brilho da fonte que origina a luz em função das dimensões físicas da fonte. A Equação 1 representa esta relação: (1)
Onde I exprime a intensidade luminosa na direção dos olhos do observador e A à área visível da fonte de luz ( tomando referência a partir do ponto de observação). É notório que quão menor a área visível da fonte de luz, ou seja, uma