Construção sustentavel
Introdução
Há amplas evidências que sugerem que o clima e outros processos do sistema da Terra estão sendo alteradas pela atividade humana. As mudanças mais facilmente reconhecidas incluem um aumento da temperatura global e do nível do mar, e a acidificação dos oceanos, todos associados com aumento de emissões de gases de efeito estufa.
2º Slide
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Iluminação com eficiência energética é uma das maneiras mais rápidas e mais custo-eficazes de redução dessas emissões e para combater as mudanças climáticas. Iluminação representa cerca de 19% do consumo mundial de eletricidade. E cerca de 75% de toda a iluminação é baseada em antigas soluções, não eficientes. Economias significativas são possíveis - em média 40% -, mudando para soluções eficientes. Em nível global essa ação nos permitiria economizar €128 bilhões em eletricidade e 670 milhões de toneladas de CO2 por ano, o equivalente à produção de 642 pés de Cana de Açúcar de tamanho médio. LÂMPADA INCANDESCENTE LÂMPADA FLUORESCENTE LÂMPADA LED
3º Slide Lâmpadas Incandescentes:
São as mais comuns. Produzem luz amarelada a partir do calor que percorre um filamento de tungstênio. Apesar de serem mais baratas na hora da compra, esse tipo de lâmpada ilumina pouco e consome muita energia. Além disso, são sensíveis à umidade e o acende e apaga do dia-a-dia pode diminuir seu tempo de uso, que já é bem escasso: cerca de 1.200 horas.
As lâmpadas halógenas são uma pequena evolução das incandescentes por dissiparem menos calor em sua superfície revestida por refletores. A luz é um pouco menos amarelada e há uma maior disponibilidade de tamanhos.
Lâmpadas Fluorescentes:
São as famosas lâmpadas frias. Produzem a luz a partir de gases inertes e mercúrio, presos no tubo de vidro, que conferem essa cor branca. Em relação às lâmpadas incandescentes, podem ser consideradas muito vantajosas, já que produzem mais luz com menor gasto, cerca de 75% de economia. As