Fichamento
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARA PORTADORES DE LICENCIATURA
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
PROF (A).
22 JUNHO, 2015
FICHAMENTO
Nome
REFERENCIA:
COELHO, Betty. Contar Histórias: Uma Arte sem Idade, São Paulo: 10ª edição, Editora Ática, 1999.
SOBRE A AUTORA:
A autora ainda estagiaria do curso normal, teve seu primeiro contato com as crianças da classe de primeira serie. Durante um eclipse as crianças foram deixadas sozinhas na sala de aula devido à curiosidade dos professores em ver o eclipse. Entrando a autora em sua sala de aula as crianças estavam em algazarra e não notaram sua presença diante de tal situação pensou como iria por ordem na sala, e atrair a atenção das crianças. E pensou em contar uma historia. Ela causou surpresa aos professores porque conseguiu conquistar a atenção dos alunos, e houve um grande silencio na sala de aula todos estavam entretidos e conquistados com sua historia. Contar historia tornou-se uma arte, de inicio ela contava pelo gosto de contar ao ver a felicidade no rosto das crianças.
Foi observando as reações e registrando comentários fazendo um estudo sobre sua descoberta, sendo assim os grupos de ouvinte foram aumentando e multiplicando entre filhos, alunos adultos, idosos, netos e gente grande volta a ser criança. A historia e importante alimento de imaginação permitindo a auto-identificação, favorecendo a aceitação de situações desagradáveis, conflitos trás esperança, agrada a todos de modo geral, sem distinção de idade e classe social.
SOBRE A OBRA:
Existem livros que nos invadem, que enchem a nossa cabeça de planos, projetos, que excitam nossas emoções e nossa mente. Geralmente são livros de poesias, de histórias fantásticas de aventuras, de viagens, ficção, enfim.
O livro de Betty Coelho consegue tudo isso, mesmo sendo simplesmente, à primeira vista, um livro técnico, didático, que passaria modelos, receitas, conselhos.
A autora orienta na escolha da historia que facilita a compreensão e a torne