yuyugihu

7343 palavras 30 páginas
3. EXPLICAÇÕES GERAIS SOBRE A ESTRUTURA DA LÍNGUA LATINA

DECLINAÇÃO – O latim é uma língua declinável. Isto significa que é fundamentada na sintaxe e por isso a terminação das palavras muda de acordo com a sua função dentro da frase. Da mesma como os verbos assumem uma forma diferente para cada pessoa (eu, tu, ele, nós, vós, eles), os substantivos, adjetivos, numerais, bem como os particípios dos verbos em latim também alteram a terminação de acordo com o contexto. A isto se chama ‘declinação’.
DESINÊNCIA – Chama-se ‘desinência’ à parte final da palavra que se altera de acordo com a sua função sintática; chama-se ‘radical’ à parte fixa da palavra. Assim, todas as palavras têm um radical e uma desinência. Isto vale para verbos, substantivos, adjetivos. Note apenas que os verbos se conjugam, enquanto as outras palavras se declinam.
CASOS – No latim, há cinco declinações, dentro das quais se enquadram todas as palavras.
Cada declinação tem seis casos, assim identificados, tomando como exemplo a palavra ‘Maria’:
CASOFUNÇÃO DA PALAVRA Nominativo quando a palavra é sujeito na frase ou predicativo do sujeito; (ex: Maria é bonita).Vocativo quando exprime exclamação, interpelação; (ex: Ó Maria, és bonita).Acusativo quando é objeto direto; (ex: Amo Maria)Dativo quando é objeto indireto; (ex: Dei uma rosa a Maria)Genitivo quando é um complemento restritivo, regido pela preposição “de”, exprimindo em geral um possessivo’; (ex: A casa de Maria)Ablativo Complemento que indica modo, meio, origem, condição, lugar, tempo. Em português, as palavras vêm acompanhadas com uma preposição (com, por, em), mas em latim esta preposição é geralmente oculta. (ex: com Maria, por Maria). A regra básica para se identificar a que declinação pertence uma palavra é verificar a sua desinência do genitivo singular. Nos dicionários, a palavra sempre aparece na sua forma do nominativo, seguida pelo genitivo. Portanto, assim se reconhecem as declinações das palavras:
1a. declinação desinência

Relacionados