Teoria e Prática
GESTÃO DEMOCRÁTICA: AUXILIO PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Daiane Franco Conde
Eloa Pelissari da Rocha
A gestão democrática, tem relação com as mudanças vividas na atualidade e engloba vários termos, social, econômico e cultural. É uma maneira de administrar uma instituição, possibilitando a participação, transparência e democracia. As decisões, ações e administração devem ser elaboradas de forma igualitária, onde todos os envolvidos no dia a dia escolar devem participar da gestão, como: professores, funcionários, estudantes, pais e toda comunidade em torno da escola. Dessa forma, qualquer ação e decisão tomada ou implantada na instituição deve ser do conhecimento de todos. Diante disso, o objetivo desta observação é refletir sobre as contribuições e auxílios que a gestão democrática oferece para a qualidade da educação. Enfatiza-se a participação dos funcionários, alunos e comunidade, assim como o papel do gestor que é entendido como mediador no projeto pedagógico e em outras ações e atividades.
Para Libâneo (2002, p. 87), “[...] a participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões”. Assim sendo, podemos ressaltar que a participação é fundamental no funcionamento da gestão escolar e contribui positivamente para maior organicidade.
É possível destacar que a gestão democrática ainda não é uma realidade total em nosso pais, podemos encontrar profissionais que estão adequando-se a elas e outros que ainda nem entenderam isso. O gestor é um governante que deve atuar com democracia e desenvolver as propostas da escola junto com pais, alunos, professores e comunidade, é ele quem faz a diferença e cria um novo aprendizado para a instituição escolar. Para isso, é necessário que ele esteja envolvido com o cotidiano da escola, tenha uma equipe confiável e envolva pessoas e alunos,