Pirogenos e o processo inflamatorio
Esse ajuste para mais é causado por substâncias chamadas pirógenos. Os pirógenos são citocinas, moléculas responsáveis pela sinalização celular. Um exemplo clássico de uma citocina pirogênicas é o IFN (interferon), além do TNF (fator de necrose tumoral) e IL (interleucina). Os pirógenos, também, tratam-se de bactérias e toxinas microbianas, como a endotoxina lipopolissacarídica, produzida pelas bactérias Gram-negativas.
2° CITE OS PRINCIPAIS MECANISMOS PERIFERICOS E CENTRAIS DESTA ACÃO:
Deste modo, uma infecção bacteriana ou excesso de citocinas pirogênicas são as responsáveis por atuarem no ponto de ajuste hipotalâmico. Elas atuam da seguinte maneira: os pirógenos entram em contato com o endotélio dos vasos que irrigam o núcleo termorregular e estimulam a produção de PG (prostraglandina), que atua diretamente nas células nervosas do núcleo termorregulador. Este núcleo estimula o aumento do metabolismo basal e perfusão dos órgãos, produzindo o aumento da temperatura por todo o corpo.
O organismo mantém sua temperatura regulada através de um centro termorregulador, localizado no hipotálamo anterior. Este centro que funciona como um termostato, busca o equilíbrio entre produção e perda de calor, prioritariamente pela perda de calor, visa à manutenção estável da temperatura interna em torno de 37 ºC. Na febre, o termostato é reajustado sendo a termorregulação (set point) reajustado para um nível superior.
3° QUAL O PAPEL DAS CICLO-OXIGENASES NO PROCESSO FEBRIL?
Esta enzima é responsável pela formação de importantes mediadores biológicos chamados prostanóides (incluindo prostaglandinas, prostaciclina e tromboxano). A inibição farmacológica da COX pode causar alívio aos sintomas da inflamação e da dor.
Esta enzima é responsável pela formação de importantes mediadores biológicos chamados prostanóides (incluindo prostaglandinas, prostaciclina e tromboxano). A inibição farmacológica da COX pode causar alívio aos