Trabalho De An Lise De Pol Ticas P Blicas
Este trabalho tem como objetivo apresentar as principais características da politica pública intitulada UPP Social. Entendendo que esta política está intrinsecamente atrelada à cidadania, nos apoiaremos, inicialmente, nos estudos de José Murilo de Carvalho acerca deste tema, que usa como artifício de análise uma perspectiva histórica dos caminhos percorridos pela sociedade brasileira no que concerne à cidadania para contribuir com esta reflexão.
Compreendemos que apesar da implementação da UPP Social ser configurada como um passo positivo em direção ao acesso à cidadania, é necessário que atentemos ao fato de que ainda é preciso percorrer um longo caminho a despeito de serem inegáveis os progressos já feitos. Segundo José Murilo de Carvalho, o percurso histórico brasileiro é uma das razões de termos perdido a crença de que a democracia política resolveria com rapidez os problemas da pobreza e da desigualdade. Para o autor, no Brasil, os direitos políticos, sociais e civis se deram de forma bizarra por terem sido implantados em meio a ditaduras. José Murilo de Carvalho utiliza em seu texto a definição de cidadania de Marshall, onde ele afirma que a cidadania plena é aquela onde o cidadão é titular de três direitos, que são os civis, políticos e sociais.
Embora todos os direitos estejam contemplados, o autor diz que há uma inversão desses direitos e também a falta de exercício dos mesmos de parte da população. Dentre inúmeros fatores, José Murilo cita as transformações na economia que afetam a sociedade e podem promover mudanças na condição desses direitos. Além de afirmar que no Brasil determinados direitos não garantem que outros estejam ali assegurados. Segundo o autor, um direito não necessariamente se vincula a outros direitos, dificultando o processo de avanço rumo à cidadania. Dessa forma, o autor nos remete a uma reflexão sobre o que seria a cidadania, tão vigente nos tempos atuais e que direitos