Arq Sut
Trabalho projeto Museu – Arquitetura Sustentável
São Paulo, SP.
2015
SOLUÇÕES TÉCNICAS – GESTÃO.
1- ÁGUA – Redução no consumo de água com mictórios e descargas com água de reuso.
Pretendem economizar até 35% de água potável com a utilização de metais sanitários eficientes, descargas com fluxo, mictórios com uso reduzido de água restritores de vazão e temporizadores para chuveiros e torneiras.
2- ESGOTO – Á exemplo de empreendimentos imobiliários visionários na Inglaterra, o museu procurou instituir em seu projeto um sistema alternativo de esgoto, um método econômico e simples que consiste em tratar o esgoto de cada área ou bairro através da utilização de sistemas biológicos. Esse sistema adota como principio básico a utilização de tanques sépticos dispostos de maneira sequenciada que vão purificando a agua ate serem lançadas nos rios locais, sendo que a ultima etapa consiste em um lago contendo plantas aquáticas que contribuem para purificação final. A quantidade dessas etapas e dos tanques, além do tamanho desse reservatório variam de caso a caso.
3- AR CONDICIONADO – Será feito o uso de tinta refletiva nos telhados esse isolamento térmico em telhados, consiste na aplicação de camadas de tinta reflexiva de base acrílica que possuem em sua composição, elementos capazes de refletir os raios solares e isolar a temperatura nas coberturas, não permitindo que o calor atinja o telhado diretamente, isso é possível pois, a tinta térmica tem em sua composição, dióxido de titânio e óxido de zinco, elementos com grande capacidade de refletância solar, além de micro-esferas cerâmicas que retêm