Trabalho De Agrotoxicos
Amostragem e tomada de decisão
1. Milho
1.1. Convencional
Para a amostragem convencional, foram analisados 5 pontos por talhão: em cada ponto, foram observadas 10 plantas.
Ponto
Atacadas
Não atacadas
1
10
0
2
4
6
3
9
1
4
4
6
5
5
5
Total
32
18
O NC é baseado no número de plantas atacadas, sendo o número maior ou igual a 20% do total de plantas, o recomendado é controlar. O cálculo é:
NC = 50(total de plantas analisadas) * 0,2 = 10 plantas
Como o total de plantas atacadas foram 32, o recomendado é CONTROLAR, pois é maior que o NC.
1.2. Sequencial
Para a amostragem sequencial foram analisadas 16 plantas de forma aleatória no talhão, esta análise foi baseada na presença ou ausência da lagarta, cada planta com presença da lagarta foi somado 1 na tabela abaixo.
De acordo com a tabela de amostragem sequencial da lagarta do cartucho, o recomendado é controlar, pois o limite superior foi atingido.
1.3. Conclusão
De acordo com os dois métodos utilizados (convencional e sequencial), observou-se que em ambos o recomendado é controlar a lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda). Para o controle da lagarta pode-se utilizar o produto:
A dosagem recomendada para 2,3 hectares é de 213 ml do produto comercial, e o volume de calda a ser usado é de 575 litros para aplicação terrestre e 69 litros para aplicação aérea.
Comparando os métodos utilizados pode-se dizer que o método sequencial foi o mais simples e fácil de amostragem, pois foram analisadas apenas 16 plantas, enquanto o outro foram 50 plantas. A vantagem do método convencional é que há uma maior precisão quanto a tomada de decisão, pois a quantidade de plantas analisadas foi maior.
2. Feijão
Para a amostragem da cultura do feijão
http://agrofit.agricultura.gov.br/agrofit_cons/!ap_produto_form_detalhe_cons?p_id_produto_formulado_tecnico=9798&p_tipo_janela=NEW