TRABALHO DE AGROTOXICOS
LAYANA DE OLIVEIRA
RADRIA FERNANDA
VALLESKA SOARES
EMBALAGENS AGROTÓXICAS
Porto Nacional
2014
KATIA SIMÃO
KATIA SIMÃO
LAYANA DE OLIVEIRA
RADRIA FERNANDA
VALLESKA SOARES
EMBALAGENS AGROTÓXICAS
Trabalho apresentado à disciplina de Embalagem e Utilização , 3º Período em Tecnologia em Logística, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus Porto Nacional.
Profª Lucivânia Glória
Porto Nacional
2014
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, os produtores têm se esforçado para aumentar, a cada ano, a produção de alimentos tanto para o mercado interno quanto para o externo.
Porém, por consequência da desinformação ou pelo esmagador interesse capitalista
Logo surgem severas consequências para o meio ambiente, a contaminação do ar, solo, água e alimentos.
Por consequência do modelo de produção agrícola adotado no país o uso de agrotóxicos tornou-se frequente, com isso, um enorme volume de embalagens vazias começou a acumular-se nas propriedades rurais e criar problemas quanto a sua má disposição. Embora o uso dos agrotóxicos seja altamente impactante ao meio ambiente, tais insumos são importantes para que a agricultura possa assegurar uma maior produtividade e qualidade dos alimentos. Por outro lado, a sua aplicação é somente o início do problema que então posteriormente passa a ser as embalagens vazias dos produtos.
Características das embalagens
Tipos de embalagens
a) Embalagens rígidas laváveis: de acordo com a norma técnica NBR-13.968, são aquelas embalagens rígidas (plásticas, metálicas e de vidro) que acondicionam formulações líquidas de agrotóxicos para serem diluídas em água.
b) Embalagens rígidas não laváveis: são aquelas que não utilizam água como veículo de pulverização – embalagens de produtos para tratamento de sementes, Ultra Baixo Volume UVB e formulações oleosas. Todas são diretamente destinadas a incineração.
c) Embalagens Flexíveis: sacos ou saquinhos plásticos ou de papel, metalizados,