Segurança do trabalho ligado aos agrotoxicos
O termo agrotóxico, ao invés de defensivo agrícola, passou a ser utilizado, no Brasil para denominar os venenos agrícolas, após grande mobilização da sociedade civil organizada.
Mais do que uma simples mudança da termologia, esse termo coloca em evidencia a toxicidade desses produtos ao meio ambiente e á saúde humana. São ainda genericamente denominados praguicidas ou pesticidas. Inicialmente é importante esclarecermos o que são produtos Fitossanitários: são produtos químicos ou biológicos desenvolvidos para controlar pragas, doenças ou plantas infestantes de lavouras. Portanto, são importantes insumos agrícolas que são utilizados para ajudar a produzir economicamente alimentos saudáveis.
Sempre que falamos em Produtos Fitossanitários, é imprescindível discorrermos a respeito do seu uso correto e seguro, visando minimizar os riscos à saúde do trabalhador que manipula ou aplica os produtos fitossanitários e ao ambiente. Em qualquer atividade, ou contato com os agrotóxicos, há um determinado risco de intoxicação, pois a propriedade comum a todos estes compostos é a capacidade de causarem intoxicação em um organismo vivo alvo. O preparo e manipulação de agroquímicos devem ocorrer em locais específicos para esta finalidade, conforme especificações técnicas destes produtos, as quais são trazidas na bula.O manuseio de produtos fitossanitários deve ser realizado por pessoas adultas e bem informado sobre os riscos. A NR 31 exige que os trabalhadores tenham idade entre 18 e 60 anos e que recebam um treinamento de no mínimo 20 horas. Por determinação legal, todos os produtos devem apresentar nos rótulos uma faixa colorida indicativa de sua classe toxicológica, conforme mostra o Quadro abaixo.
Classe toxicológica e cor da faixa no rótulo de produto agrotóxico
Armazenamento
O Armazenamento dos produtos Fitossanitários deverá ser em local livre de inundações, separados da água onde possa haver qualquer tipo de contaminação, deverá também ser