Trabalhos acadêmicos
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
MÔNICA MORI
RISCO QUÍMICO NA CULTURA DE MILHO
LONDRINA 2010
MÔNICA MORI
RISCO QUÍMICO NA CULTURA DE MILHO
AGRADECIMENTO
Ao Prof., meu orientador, que acompanhou a realização deste trabalho. Ao corpo docente do SENAI, que com paciência, experiência e sabedoria compartilharam seus conhecimentos para minha formação profissional.
▪ MORI, Mônica. Risco Químico na Cultura de Milho. 2010. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, Londrina, 2010.
RESUMO
▪ A CULTURA DO MILHO ADQUIRE IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA PARA AS ATIVIDADES AGRÍCOLAS QUE A UTILIZAM COMO RAÇÃO BASE, COMO A PECUÁRIA, A AVICULTURA E A SUINOCULTURA. O BRASIL DESTACA-SE ENTRE OS MAIORES PRODUTORES MUNDIAIS. PORÉM A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA NO BRASIL TROUXE ESTÍMULO AO USO DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA AUMENTO DE PRODUTIVIDADE, CONTROLE DE DOENÇAS, PRAGAS E PLANTAS DANINHAS. O USO INADEQUADO DOS AGROTÓXICOS, ALTA TOXICIDADE DE ALGUNS PRODUTOS, FALTA DE CONHECIMENTO E ORIENTAÇÕES E MAU USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL FAZEM DA APLICAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS A ATIVIDADE QUE MAIOR RISCO OFERECE AO TRABALHADOR RURAL E AO MEIO AMBIENTE. ESTE TRABALHO, ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR OS RISCOS QUÍMICOS DO TRABALHO RURAL RELACIONADOS AO CULTIVO DO MILHO. AS INTOXICAÇÕES PODEM SER DE DOIS TIPOS: AGUDAS E CRÔNICAS. AS