trabalho david ricardo
David Ricardo era um grande economista nascido em Londres, no ano de 1772. Foi um dos fundadores da escola clássica inglesa de Economia Política junto a Adam Smith e Thomas Malthus, foi considerado sucessor de Adam Smith.
Criador da teoria lei de ferro dos salários, suas obras tratavam de diversos temas como: política monetária, teoria dos lucros, renda fundiária, teoria do valor, e comércio internacional.
Foi criado no meio dos negócios, até por ter vivido com seu pai comerciante, aprendeu muitas coisas desde criança, trabalhou no comércio com o pai desde os 14 anos.
Ele operou na Bolsa de Valores de Londres, onde ficou rico aos 21 anos, com essa mesma idade se converteu ao cristianismo para se casar com uma jovem, rompendo assim os laços religiosos com sua família judia.
David Ricardo viveu em uma época da grande Primeira Revolução Industrial, e foi marcada também pela Revolução Francesa de 1789.
Ricardo foi um dos primeiros adeptos da teoria quantitativa do dinheiro, ou do que é hoje conhecido como monetarismo.
POLÍTICA SOCIAL
Ricardo criou a Teoria Quantitativa da Moeda: Política Monetária
- Ricardo foi considerado um dos primeiros economistas monetaristas da economia moderna.
- A emissão monetária acima das necessidades do sistema econômico provoca a elevação dos preços.
M.V= P.Q
M= oferta de moeda
V= velocidade da circulação da moeda no mercado econômico
P= nível de preços
Q= nível de produção de bens e serviços
Considerando que a moeda é trocada de forma rápida e o nível de produção é constante, qualquer alteração na oferta de moeda implica na alteração do nível de preço.
David Ricardo também fazia distinção entre o valor e a riqueza.
O “valor” para ele era considerado quantidade de trabalho necessária a produção, contudo não precisava ser feita em grande quantidade.
Já a “riqueza” para ele era entendida como bens que as pessoas tem, sejam eles necessários ou apenas agradáveis.
O “preço”