Crowdfunding
O que é:
O termo crowdfunding é utilizado quando há um esforço coletivo de angariar recursos para financiar e viabilizar a realização de sonhos e ideias (via projetos) de pessoas ou organizações.
Esse tipo de ação ocorre normalmente pela internet e não tem restrições de aplicação, já que pode ser usada para a realização de projetos em diversas áreas (ambiental, cultural, social, campanhas políticas, ajuda humanitária, desenvolvimento de softwares etc.).
Como surgiu:
A primeira plataforma online de arrecadação surge bem antes de 2009. Tudo começa em 2003, com o lançamento do ArtistShare – plataforma para o financiamento de projetos musicais. Nesse tempo, o termo crowdfunding ainda nem era uma palavra, e ninguém tinha noção do potencial da Internet como veículo colaborativo.
Bastou pouco tempo para isso tudo mudar. A ideia acabou caindo na graça dos usuários e outros passaram a imitar o modelo de negócios do ArtistShare. Nessa onda surgiram novas plataformas com escopo mais amplo, com destaque para o IndieGoGo, em 2008. Mas foi em 2009 que tudo mudou. O tamanho e a dimensão do crowdfunding cresceriam exponencialmente com o nascimento do Kickstarter.
Com mais de meio bilhão de dólares arrecadados só em 2014 , o site tornou-se uma das referências no segmento abrigando projetos que vão desde coolers inteligentes até satélites pessoais – provando que a criatividade humana realmente não tem limites.
Já no Brasil o Startando surge em Maio de 2013 com a proposta de ser uma plataforma para boas ideias criativas e inovadoras se concretizarem. Com 24 projetos e mais de R$355.000,00 movimentados, nossa maior ambição é poder ajudar você a tirar a sua ideia do papel.
Cases de campanha:
Principais áreas que trabalham com financiamento coletivo:
Comunicação, jornalismo, administração, negócios, web e tecnologia, artes, pedagogia e educação, marketing e publicidade, engenharia, produção cultural, saúde, direito,